Somos uma instituição filantrópica financiada pelas taxas de administração cobradas nos fundos de fundos VRB. Apoiamos projetos de educação e esporte para transformar a vida de milhares de pessoas.

LINHA DO TEMPO

Locais impactados desde 2016

R$ +

      0
milhões

Doados desde 2016

0 k
beneficiários

Entre 2020 e 2022

0
PROJETOS

de 11 organizações diferentes

Acesse o Relatório Anual de Impacto do VRB

Database: 2023

Perguntas Frequentes

A sua rentabilidade não é menor por causa do impacto. Os Fundos VRB possuem estrutura similar a outros Fundos de Fundos. A diferença é que os Family Offices que realizam a gestão dos veículos doam a receita gerada pelas taxas de administração e performance (quando for o caso). O investidor fica com os resultados líquidos, mas gera impacto na vida de quem mais precisa.

Importante destacar que o aspecto social não é um detrator de performance – ele alavanca a qualidade do fundo, já que em função da nossa proposta de valor conseguimos acesso diferenciado a alguns dos principais gestores da indústria. 

A taxa é doada depois de cobrir os custos do fundo. Ou seja, depois de pagar o gestor (0,10%), o administrador, o distribuidor, o custodiante, os tributos e cobrir os custos fixos.

Saiba mais aqui.

Não. O VRB é uma instituição filantrópica beneficiária das taxas cobradas nos Fundos de Fundos VRB.

Durante o processo de seleção, avaliamos critérios institucionais dos proponentes, tais como: histórico da organização, governança, processo de tomada de decisão, transparência, modelos de gestão e controles. Além disso, é feito um diagnóstico sobre o projeto proposto, no qual são verificadas as seguintes variáveis: público-alvo, potencial de impacto, possibilidades de ganho de escala, sustentabilidade, ferramentas e processos de monitoramento e indicadores-chave de desempenho, entre outros.

O processo seletivo é composto por três etapas. Na primeira, é realizado um mapeamento de iniciativas que se encaixam na proposta estratégica do Comitê Social Consultivo. Em seguida, o VRB realiza uma entrevista para avaliação prévia das organizações e preenchimento de formulários para análise técnica.

Na segunda etapa, as organizações habilitadas recebem a visita técnica de um ou mais representantes do time de projetos. Durante a due diligence, aspectos relevantes sobre a instituição e a operação são analisados com maior nível de granularidade.

Durante a etapa final, os pareceres técnicos são levados para apreciação do Conselho de Administração e do Comitê Social Consultivo, responsáveis pela decisão sobre qual projeto vai ser apoiado durante o próximo período.

Não, o mandato sobre a área de atuação social do VRB é definido pelo Comitê Social Consultivo. Atualmente, estamos apoiando as áreas de educação, esporte e inclusão produtiva.

Nós acompanhamos constantemente os projetos apoiados a partir de relatórios mensais, trimestrais, reuniões frequentes e visitas in loco.

Os relatórios mensais e trimestrais monitoram o progresso dos indicadores-chave de desempenho (KPI). Essas análises nos permitem detectar e alertar os parceiros sobre atrasos e desvios dos objetivos do projeto.

Em paralelo com o monitoramento remoto, são efetivadas visitas roteirizadas com a finalidade de avaliar: a localização e qualidade das instalações, o desempenho das equipes durante a operação, a experiência dos beneficiários e as atividades realizadas.

Nós entendemos que para modificar as grandes questões sociais é necessário tempo e dedicação. Os nossos contratos com as organizações apoiadas são anuais, mas a nossa visão em relação aos projetos é de médio prazo.

O apoio pode passar por renovações contratuais ao final de cada exercício, momento no qual os resultados esperados, as considerações sobre o monitoramento e todas as informações relativas ao desempenho das organizações são reunidas em um único documento.

Caso a sua organização tenha interesse em participar do nosso processo seletivo, basta entrar em contato pelo e-mail projetos@vrb.org.br que o nosso time de analistas de impacto social vai entrar em contato com você.

Parceiros

Para saber como investir no VRB Multimercado, VRB Multimercado Prev XP, VRB Ações, VRB Icatu Prev ou VRB Renda Fixa Prev XP comece se cadastrando abaixo: