Somos uma instituição filantrópica financiada pelas taxas de administração cobradas nos fundos de fundos VRB. Apoiamos projetos de educação e esporte para transformar a vida de milhares de pessoas.
PROJETOS APOIADOS
LINHA DO TEMPO
Locais impactados desde 2016
R$ +
Doados desde 2016
Entre 2020 e 2022
de 11 organizações diferentes
Acesse o Relatório Anual de Impacto do VRB
Database: 2023
Perguntas Frequentes
A sua rentabilidade não é menor por causa do impacto. Os Fundos VRB possuem estrutura similar a outros Fundos de Fundos. A diferença é que os Family Offices que realizam a gestão dos veículos doam a receita gerada pelas taxas de administração e performance (quando for o caso). O investidor fica com os resultados líquidos, mas gera impacto na vida de quem mais precisa.
Importante destacar que o aspecto social não é um detrator de performance – ele alavanca a qualidade do fundo, já que em função da nossa proposta de valor conseguimos acesso diferenciado a alguns dos principais gestores da indústria.
A taxa é doada depois de cobrir os custos do fundo. Ou seja, depois de pagar o gestor (0,10%), o administrador, o distribuidor, o custodiante, os tributos e cobrir os custos fixos.
Saiba mais aqui.
Não. O VRB é uma instituição filantrópica beneficiária das taxas cobradas nos Fundos de Fundos VRB.
Durante o processo de seleção, avaliamos critérios institucionais dos proponentes, tais como: histórico da organização, governança, processo de tomada de decisão, transparência, modelos de gestão e controles. Além disso, é feito um diagnóstico sobre o projeto proposto, no qual são verificadas as seguintes variáveis: público-alvo, potencial de impacto, possibilidades de ganho de escala, sustentabilidade, ferramentas e processos de monitoramento e indicadores-chave de desempenho, entre outros.
O processo seletivo é composto por três etapas. Na primeira, é realizado um mapeamento de iniciativas que se encaixam na proposta estratégica do Comitê Social Consultivo. Em seguida, o VRB realiza uma entrevista para avaliação prévia das organizações e preenchimento de formulários para análise técnica.
Na segunda etapa, as organizações habilitadas recebem a visita técnica de um ou mais representantes do time de projetos. Durante a due diligence, aspectos relevantes sobre a instituição e a operação são analisados com maior nível de granularidade.
Durante a etapa final, os pareceres técnicos são levados para apreciação do Conselho de Administração e do Comitê Social Consultivo, responsáveis pela decisão sobre qual projeto vai ser apoiado durante o próximo período.
Não, o mandato sobre a área de atuação social do VRB é definido pelo Comitê Social Consultivo. Atualmente, estamos apoiando as áreas de educação, esporte e inclusão produtiva.
Nós acompanhamos constantemente os projetos apoiados a partir de relatórios mensais, trimestrais, reuniões frequentes e visitas in loco.
Os relatórios mensais e trimestrais monitoram o progresso dos indicadores-chave de desempenho (KPI). Essas análises nos permitem detectar e alertar os parceiros sobre atrasos e desvios dos objetivos do projeto.
Em paralelo com o monitoramento remoto, são efetivadas visitas roteirizadas com a finalidade de avaliar: a localização e qualidade das instalações, o desempenho das equipes durante a operação, a experiência dos beneficiários e as atividades realizadas.
Nós entendemos que para modificar as grandes questões sociais é necessário tempo e dedicação. Os nossos contratos com as organizações apoiadas são anuais, mas a nossa visão em relação aos projetos é de médio prazo.
O apoio pode passar por renovações contratuais ao final de cada exercício, momento no qual os resultados esperados, as considerações sobre o monitoramento e todas as informações relativas ao desempenho das organizações são reunidas em um único documento.
Caso a sua organização tenha interesse em participar do nosso processo seletivo, basta entrar em contato pelo e-mail projetos@vrb.org.br que o nosso time de analistas de impacto social vai entrar em contato com você.