CONEXÃO ESCOLA

região

SÃO PAULO

O Conexão Escola existe desde 2015 no Nordeste do país e chegou à Escola Estadual João Kopke, em São Paulo, com investimento do VRB

setor

EDUCAÇÃO

O projeto contribui para o desempenho escolar de crianças e adolescentes de escolas públicas com ações educativas e apoio psicossocial

O Conexão Escola transforma a rotina dos alunos com metodologias pedagógicas inovadoras

Iniciativa da ONG Visão Mundial, o Conexão Escola reúne parceiros dos setores público e privado para promover educação de qualidade para crianças e adolescentes estudando na rede pública de ensino.

Combinando ações educativas e apoio psicossocial individual para quem sofre com problemas fora da escola, as atividades buscam evitar a evasão escolar e melhorar o desempenho dos estudantes oferecendo um ambiente seguro, estimulante e acolhedor.

Contexto


A Escola Estadual João Kopke fica na região do centro de São Paulo conhecida como cracolândia. Ela tinha notas abaixo da média estadual, alto índice de evasão escolar e um número muito grande de alunos fora da faixa etária adequada à série.

Inovação


O Conexão Escola passou a atuar na unidade pública seguindo eixos estratégicos: fortalecer competências de leitura, escrita e matemática; realizar atividades de integração entre os alunos; e incluir os adolescentes em processos decisórios da escola.

Método


O Conexão Escola atua em três frentes: articulação com gestores e secretarias de educação; mobilização da comunidade, alunos e funcionários; e uso de metodologias e ferramentas pedagógicas desenvolvidas pela Visão Mundial e parceiros.

Impacto


O Conexão Escola atende cerca de mil estudantes na Escola Estadual João Kopke e já beneficiou cerca de 40 mil no Nordeste em 2017. As metas do programa incluem melhorar o boletim de 40% dos alunos e aumentar a assiduidade escolar em 70%.

Parceiros