O VRB Multimercado recebe prêmio de melhor fundo de impacto do Brasil no evento Ranking Melhores Fundos InfoMoney/IBMEC 2019 no Unique, em São Paulo.

Fundo Verde, Kapitalo Zeta, Oceana Long Biased, SPX Falcon, Truxt Long Biased, Ibiuna STH, Gávea Macro Plus e Vintage Macro são geridos por alguns dos principais nomes do mercado financeiro local e diversos deles são inacessíveis ao grande público.

Contudo, é possível investir nestas estratégias através do fundo VRB Multimercado. Antes, o fundo era oferecido apenas para famílias com patrimônio financeiro elevado (UHNW), com aplicação inicial mínima de 300 mil reais. Porém, a partir de dezembro de 2018, o aporte inicial mínimo foi reduzido para 10 mil reais (conta e ordem).

A mudança acabou democratizando o acesso ao veículo e o fundo saltou de 125 milhões de reais para 280 milhões de reais em recursos sob gestão no período de um ano. Como consequência, a base de clientes também aumentou, saindo de 22 cotistas para mais de 1000 investidores. Para investir no VRB Multimercado, clique aqui.

A diversificação de portfólio, e a seleção dos gestores, é realizada através de um Comitê de Investimento que conta com nomes de peso como Demosthenes Madureira (BW), Leonardo Martins (Turim Family Office), Guilherme Ferraioli (UBS Consenso), Lucas Borges (Tera Capital) e Luciano Telo (XP Advisory). O grupo é responsável por realizar a alocação de capital de algumas das famílias mais influentes do país.

Caso mantenha o ritmo de crescimento, e não seja possível negociar um aumento de capacidade com os gestores investidos, a expectativa é que o fundo feche para novas aplicações, por tempo indeterminado, ainda em 2020.

Além de ser um produto diferenciado, do ponto de vista financeiro, o VRB Multimercado também gera impacto social nas vidas de pessoas em situações vulneráveis. Após o desconto das despesas, a taxa de administração cobrada é direcionada para projetos sociais no Brasil. O investidor fica com os resultados líquidos e não tem custo financeiro adicional: paga somente 1% de taxa de administração. O fundo não cobra taxa de performance, “É um jogo onde todos ganham, um modelo de filantropia 2.0”, diz Tiago Fernandes, CEO do VRB. Em 2019, o fundo gerou mais de um milhão de reais para as iniciativas apoiadas pelo VRB (saiba mais aqui).

Segundo Tiago Fernandes, só foi possível criar o VRB Multimercado em função do sucesso do Oceana Sustentabilidade, veículo que replica a estratégia Oceana Long Biased, e destaque como um dos melhores fundos da indústria em todas as classes de ativos (tanto do ponto de vista nominal quanto ajustado pelo risco). Atualmente fechado para aplicações, o fundo nasceu a partir de um investimento inicial de George Soros e, desde 2016, já doou R$ 3,1 milhões para projetos apoiados pelo VRB. Só no ano passado, o montante foi de R$ 1,3 milhão. 

Disclaimer: A instituição VRB SOCIAL não distribui ativos mobiliários e não participa da gestão e ou administração de nenhum dos fundos VRB, sendo apenas mera beneficiária dos recursos gerados a partir das taxas de administração ou performance, conforme o caso. O conteúdo deste site é exclusivo para fins informativos e com propósito de conferir transparência aos nossos stakeholders. As informações dispostas no site não representam documentos oficiais dos fundos e não constituem uma solicitação, oferta ou sugestão para investimento. Todos os investidores devem ler atentamente o regulamento dos fundos, bem como o Formulário de Informações Complementares e demais documentos disponíveis no site do administrador, antes de comprar cotas. A VRB SOCIAL não se responsabiliza pela publicação acidental de informações incorretas.

Para saber como investir no VRB Multimercado, VRB Multimercado Prev XP, VRB Ações, VRB Icatu Prev ou VRB Renda Fixa Prev XP comece se cadastrando abaixo: