A sífilis, doença sexualmente transmissível, voltou a ser uma epidemia no Brasil. Os dados do Ministério da Saúde apontam que os casos de sífilis transmitida de mãe para filho subiram 20,9 no Brasil entre 2014 e 2015. No estado do Rio de Janeiro a situação é ainda pior, o índice é de 12,4 casos por cada mil bebês nascidos vivos, contra a média nacional de 6,5.

O Saúde na Linha, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, iniciou um programa de monitoramento de bebês com sífilis em 12 unidades de saúde da zona Sul do Rio de Janeiro. O programa promove assistência a 90 bebês de favelas como Rocinha, Santa Marta e Vidigal. Em dezembro de 2017, a revista Época foi conhecer uma grávida e seu bebê que foram atendidas pelo Saúde na Linha na Rocinha. A mãe tinha sífilis, mas foi tratada pelo programa durante a gravidez e agora mãe e filha estão livres da doença.

Criado em 2015, o Saúde na Linha ajuda a identificar gestações de risco e orienta mulheres grávidas, pais e cuidadores de crianças entre zero e dezoito meses de vida. O projeto acontece em parceria com prefeituras integrado à rede de atenção primária de saúde.

Os pacientes são acompanhados constantemente através de ligações telefônicas, e profissionais de saúde são alertados em caso de complicação. Com o apoio do VRB, o programa foi introduzido em Paraty em 2017 e está em fase de implementação em Muriaé.

Para saber como investir no VRB Multimercado, VRB Multimercado Prev XP, VRB Ações, VRB Icatu Prev ou VRB Renda Fixa Prev XP comece se cadastrando abaixo: