O time Sub 20 dos Pérolas Negras recebeu, em 25 de outubro, dois novos jogadores haitianos: Estinphile Garrinsha, meio campista com habilidades ofensivas e defensivas, e o atacante Thelisma Sadson. Eles vão morar e treinar no CT do time em Serrinha, distrito do município de Resende, Região Sul do estado do Rio de Janeiro. Além da oportunidade no esporte, todos os convocados recebem bolsa e têm acesso à educação básica e profissionalizante.

Entenda o Processo Seletivo

A Academia de Futebol Pérolas Negras (APN) vai muito além de um time “comum”. É preciso compreender a iniciativa como uma rede global atuante na Síria, Haiti, Venezuela e Brasil. Normalmente, o processo seletivo é feito em imensas “peneiras”, como a de Zaatari, na Jordânia, um dos maiores campos de refugiados do mundo, de onde saíram quatro atletas Sírios escolhidos para vir jogar aqui após se destacarem no meio de mais de 150 candidatos.

Entretanto, até o momento, a APN haitiana tem sido o maior “celeiro” de atletas e uma grande base para os Pérolas Negras no Brasil. O VRB entrou em contato com Valmir Fachini, Coordenador do time no Haiti há 11 anos, para saber mais sobre como funciona o processo lá no meio do Mar do Caribe.

A Academia no Haiti opera com uma média total de 160 a 170 atletas. De segunda a sexta, os jogadores são distribuídos em três categorias – Sub 11, Sub 13 e Sub 15 – com equipes de 25 a 30 jovens em cada uma delas. Esses são os dias mais importantes de treino, quando há maior estrutura, principalmente em relação à alimentação. Após o turno escolar, é servido o almoço no Centro de Treinamento. Depois da refeição, os atletas descansam e então treinam por três horas consecutivas.

Aos sábados, acontecem os treinos com “peneiras” e o fluxo da APN aumenta bastante, chegando a receber até 150 jovens em um único dia. Segundo Fachini, o número de atletas treinando de forma regular aos finais de semana é em torno de 60, os demais são candidatos vindos de diversas partes do país para tentar uma vaga. “Consideramos essas ‘peneiras’ uma ação social do projeto”, completa o Coordenador, se referindo aos dias nos quais aproximadamente 100 crianças não participantes do projeto são alimentadas em seus corpos e sonhos.

Atualmente, o processo seletivo dos jogadores Sub 20 encaminhados para o Brasil é feito totalmente por profissionais do Haiti. Para Fachini, essa forma de selecionar é mais eficiente porque a equipe local está em contato diário com os jovens e é capaz de avaliar, além do potencial esportivo, aspectos comportamentais e sociais decisivos para uma boa performance no Brasil.

Para saber como investir no VRB Multimercado, VRB Multimercado Prev XP, VRB Ações, VRB Icatu Prev ou VRB Renda Fixa Prev XP comece se cadastrando abaixo: