Estar junto de quem precisa.
Hoje e desde sempre.

COMO INVESTIR

SAÚDE NA LINHA:

Uma ferramenta de acompanhamento de bebês e grávidas em gestações de risco, unindo tecnologia, cuidado e inovação para ajudar a salvar vidas. Um projeto que nasceu na cidade do Rio de Janeiro e, com a ajuda do VRB, chegou a Paraty (RJ) e a Muriaé (MG), ajudando, com sucesso, a reduzir a mortalidade materna e a tratar quase uma centena de bebês com sífilis nas áreas em que atua.

Contexto

Em meados de 2015 a Zona Norte do Rio sofria com um alto número de óbitos de gestantes. O Saúde na Linha foi criado como um projeto piloto para enfrentar esse problema e rapidamente alcançou índices animadores de redução de mortalidade.

Inovação

O Saúde na Linha permite acompanhamento contínuo e personalizado através de ligações periódicas para o celular das pacientes. O pronto atendimento à distância, por telefone, pode ser crucial para evitar complicações em casos de urgência.

Método

O projeto dispõe de equipe multidisciplinar e questionários próprios para identificar casos de risco que demandem atenção. Na Rocinha, o Saúde na Linha foca em casos de mulheres grávidas com sífilis para evitar que a doença passe para o bebê.

Impacto

O Saúde na Linha contribuiu para a redução da mortalidade materna na Zona Norte do Rio, oferece assistência a 90 bebês com sífilis em 12 unidades de saúde pública e atendeu cerca de 500 gestantes no primeiro ano de atuação em Paraty.

Projetos antigos.
Valores de sempre.

CONEXÃO ESCOLA

Transformar a rotina de alunos de escolas públicas com metodologias pedagógicas inovadoras. Esse é o Conexão Escola, projeto que, desde 2015, atua em escolas do Nordeste e que, com investimentos do VRB, chegou a São Paulo. Combinando ações educativas e apoio psicossocial para quem sofre problemas fora do ambientes escolar, o Conexão Escola atendeu e melhorou desempenho e assiduidade de mais de 40 mil estudantes, só em 2017.

Contexto

A Escola Estadual João Kopke fica na região do centro de São Paulo conhecida como cracolândia. Ela tinha notas abaixo da média estadual, alto índice de evasão escolar e um número muito grande de alunos fora da faixa etária adequada à série.

Inovação

O Conexão Escola passou a atuar na unidade pública seguindo eixos estratégicos: fortalecer competências de leitura, escrita e matemática; realizar atividades de integração entre os alunos; e incluir os adolescentes em processos decisórios da escola.

Método

O Conexão Escola atua em três frentes: articulação com gestores e secretarias de educação; mobilização da comunidade, alunos e funcionários; e uso de metodologias e ferramentas pedagógicas desenvolvidas pela Visão Mundial e parceiros.

Impacto

O Conexão Escola atende cerca e mil estudantes na Escola Estadual João Kopke e já beneficiou cerca de 40 mil no Nordeste em 2017. As metas do programa incluem melhorar o boletim de 40% dos alunos e aumentar a assiduidade escolar em 70%.

Ajudar pessoas
em situações
de vulnerabilidade.
Não é de hoje
que a gente faz isso.

FAVELA HUB

Projeto que nasceu para conectar educação, inovação e empreendedorismo e transformar a vida de moradores das comunidades Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro. Inspirado na cultura do “faça você mesmo”, o Favela Hub é um espaço de troca e geração de conhecimento através de cursos, oficinas e atividades focados em geração de renda, gestão financeira, acesso a crédito, formalização e capacitação profissionais e criação de redes e tecnologias sociais. Desde 2017, já formou mais de 6.200 jovens locais.

Contexto

O crescimento contínuo e irreversível das periferias urbanas determina cada vez mais as dinâmicas das cidades. Essas comunidades sofrem com habitação informal, falta de saneamento, violência armada, desestruturação familiar e elevados índices de evasão escolar, mas compartilham uma cultura de luta pela sobrevivência e empreendedorismo, num intercâmbio constante de soluções para as suas dificuldades.

Inovação

As favelas se afirmam como centros socioculturais potentes enquanto tecnologias exponenciais iniciam movimentos e revolucionam a maneira como resolvemos problemas. A cultura de comunidade e as novas tecnologias se encontram em busca de soluções mais justas, eficientes e eficazes para questões sociais, e o Favela Hub surge para criar um ambiente de estímulo à criação e ao empreendedorismo social.

Método

O Favela Hub busca alavancar respostas para questões sociais ancorado em quatro eixos: aprender, oferecendo cursos e eventos de formação e educação; empreender, dando mentoria e suporte para negócios sociais e comunitários; colaborar, promovendo encontros e conexões entre atores diversos; e transformar, realizando atividades de pesquisa, teste e otimização de novas metodologias e tecnologias.

Impacto

Aproximando novas tecnologias e empreendedorismo comunitário, o Favela Hub é ao mesmo tempo um espaço de educação e mentoria, uma incubadora de projetos locais e uma aceleradora de iniciativas comunitárias ou de impacto social. O objetivo é ajudar a transformar a vida de milhares de pessoas através de geração de renda e soluções inovadoras com potencial de serem multiplicadas pelas cidades.

PARCEIROS