O porta-voz do projeto Compromisso com o Futuro do Rio, Ubiratan Angelo, publicou um artigo sobre a “síndrome de Thor” na revista argentina DEF. Ex-comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), Angelo discute a formação das forças policiais e o porte de arma fora de serviço.

Na sua formação, o policial é ensinado que a arma é parte do seu próprio corpo. Essa cultura do “guerreiro”, chamada por Angelo de “síndrome de Thor”, faz com que os policiais se vejam como “imortais” e “heróis”, levando-os a enfrentar criminosos sem qualquer estratégia ou reforço, especialmente quando estão fora do seu horário de trabalho. Além disso, a arma pode ajudar a identificar um policial, colocando-o em risco. O elevado número de policiais mortos no estado do Rio e a crescente taxa de efetivos ativos ou inativos mortos fora de serviço apontam para esse fenômeno, explica Angelo.

O artigo está em espanhol e pode ser lido na íntegra aqui.

Modernizar as polícias para enfrentar o crime

O projeto Compromisso com o Futuro do Rio é apoiado pelo VRB e nasce com o objetivo de promover uma cooperação técnica com a PMERJ em busca de melhorias institucionais de longa duração. A iniciativa parte da ideia de que o enfrentamento da violência passa fundamentalmente pela modernização das polícias. Os primeiros Grupos de Trabalho já foram formados e têm tratado de dois pontos estratégicos: a diminuição da vitimização de policiais e a melhoria da comunicação da corporação.

Para saber como investir no VRB Multimercado, VRB Multimercado Prev XP, VRB Ações, VRB Icatu Prev ou VRB Renda Fixa Prev XP comece se cadastrando abaixo: