O projeto Compromisso com o futuro do Rio, apoiado pelo VRB, é estruturado a partir de uma série de ações coordenadas em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O fortalecimento da comunicação organizacional interna e externa é um dos principais objetivos da iniciativa. Considerando essa perspectiva, foi construído um curso de Media Training, ministrado pelo jornalista Sidney Rezende, com a finalidade de instrumentalizar os oficiais envolvidos na Comunicação da PM e aprimorar o discurso e o diálogo com os jornalistas.  

A PMERJ está constantemente em pauta na grande mídia. As notícias sobre Segurança Pública têm presença diária praticamente confirmada nos grandes veículos de comunicação regionais e nacionais. O relacionamento intenso com as editorias é um dos grandes desafios enfrentados pela equipe liderada pelo Coronel Mauro Fliess na função de Assessor de Comunicação Social e porta-voz da PM.

Segundo o jornalista Sidney Rezende: “As forças de segurança compreenderam que exercem um papel estratégico na vida dos brasileiros. Por conta disso, a comunicação passou a ser incluída como elemento fundamental para informar a opinião pública e a sociedade sobre as ações militares. Sendo assim, os centros militares de capacitação estão utilizando consultorias, novas técnicas, adaptações do discurso e ferramentas atualizadas.” 

Até o momento, aconteceram dois treinamentos. O primeiro, em janeiro de 2019, foi direcionado para os membros da Coordenação de Comunicação Social da Polícia (CComSoc), incluindo o próprio Coronel Mauro Fliess, uma major, dois capitães e dois jornalistas civis. O segundo, em junho, contou com 10 oficiais, entre comandantes e subcomandantes, de diferentes batalhões da PMERJ. Neste mesmo evento, realizado no Quartel General, também foi desenvolvido um workshop com oficiais superiores, comandantes, chefes e diretores, totalizando um público de 100 pessoas.  

Na opinião de Sidney Rezende: “O media training, ou treinamento de mídia, é um dispositivo imprescindível para a comunicação. É indispensável que os oficiais e comandantes compreendam essa importância para o combate efetivo à criminalidade e para contribuir com a sensação de segurança da sociedade”, concluiu o responsável pelo curso. 

Além das aulas e workshops o Compromisso com o Futuro do Rio também está apoiando e incentivando ações com o objetivo de contribuir para a ampliação dos canais de comunicação interna da PM, sobretudo as relacionadas à vitimização policial, um eixo de extrema importância para o projeto.

Para saber como investir no VRB Multimercado, VRB Multimercado Prev XP, VRB Ações, VRB Icatu Prev ou VRB Renda Fixa Prev XP comece se cadastrando abaixo: