PÉROLAS NEGRAS

região

HAITI, BRASIL E JORDÂNIA

O Pérolas Negras é um time de futebol mundial formado por refugiados. Surgiu em Porto Príncipe, no Haiti, tem sua sede em Paty do Alferes, no Estado do Rio de Janeiro, e atua também no Oriente Médio, começando pelos campos de refugiados na Jordânia

setor

ESPORTE E EDUCAÇÃO

Os jovens do Pérolas Negras recebem treinamento esportivo de ponta e também educação formal e complementar. Para além de desenvolver atletas de alto nível, o projeto busca formar cidadãos capazes de alcançar objetivos dentro ou fora do futebol

O Pérolas Negras é um clube de futebol criado para gerar impacto social

Atletas que se destacam na Academia Pérolas Negras no Haiti ou em peneiras na Jordânia são convidados a perseguir uma carreira no Brasil como refugiados humanitários. Os jovens selecionados moram, treinam e estudam juntos no CT do clube em Paty do Alferes.

Em 2017 o Pérolas Negras foi campeão da Série C do Campeonato Carioca nas categorias profissional e sub-20. O Pérolas tem hoje brasileiros e refugiados de Síria, Haiti e Venezuela, e vem conseguindo chamar a atenção dos grandes times como clube formador.

Contexto


O Pérolas Negras nasceu com o objetivo de oferecer condições para jovens haitianos se transformarem em atletas profissionais de futebol. Criado durante a Missão de Paz do Brasil no Haiti, foi inspirado no sucesso dos torneios de futebol de rua na integração e na recuoperação da autostima dos jovens.

Inovação


O Pérolas Negras virou um clube profissional no Brasil. E, para que ele possa disputar os campeonatos sem estourar o limite de cinco estrangeiros por equipe, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a considerar atletas refugiados e imigrantes por razões humanitárias como brasileiros.

Método


O Pérolas Negras oferece educação e formação esportiva como parte de um mesmo processo. Os treinamentos são específicos por idade, mas em todas as categorias o trabalho é voltado tanto para o desempenho esportivo quanto para a construção de valores e o desenvolvimento humano e intelectual.

Impacto


Uma carreira no futebol é um futuro possível e promissor para centenas de jovens levados a deixar suas casas. Seja no Brasil ou em seus países de origem, os que não seguirem carreira nos campos estarão em boas condições para disputar vagas de trabalho dentro ou fora do mundo do futebol.

Parceiros