FAVELA HUB

região

RIO DE JANEIRO

Localizadas entre os bairros de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro, as favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho possuem cerca de 21 mil moradores que vivem em uma grande disparidade econômica e cultural com seus vizinhos

setor

EMPREENDEDORISMO

Desde 2017 o Favela Hub mobiliza parcerias estratégicas para cultivar um ambiente dinâmico de ação e formação para os mais de 6.200 jovens locais, que recebem desde aulas de robótica até suporte na hora de abrir o próprio negócio

O Favela Hub conecta educação, inovação e empreendedorismo para transformar a vida de moradores de favelas

O Favela Hub é um espaço de troca e geração de conhecimento na comunidade do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, um polo de inovação social que existe para oferecer apoio, recursos e oportunidades a quem quer aprender e empreender.

Inspirado na cultura do faça você mesmo, o projeto promove cursos, oficinas e atividades focados em geração de renda, gestão financeira, acesso a crédito, formalização e capacitação profissionais e criação de redes e tecnologias sociais.

Contexto


O crescimento contínuo e irreversível das periferias urbanas determina cada vez mais as dinâmicas das cidades. Essas comunidades sofrem com habitação informal, falta de saneamento, violência armada, desestruturação familiar e elevados índices de evasão escolar, mas compartilham uma cultura de luta pela sobrevivência e empreendedorismo, num intercâmbio constante de soluções para as suas dificuldades.

Inovação


As favelas se afirmam como centros socioculturais potentes enquanto tecnologias exponenciais iniciam movimentos e revolucionam a maneira como resolvemos problemas. A cultura de comunidade e as novas tecnologias se encontram em busca de soluções mais justas, eficientes e eficazes para questões sociais, e o Favela Hub surge para criar um ambiente de estímulo à criação e ao empreendedorismo social.

Método


O Favela Hub busca alavancar respostas para questões sociais ancorado em quatro eixos: aprender, oferecendo cursos e eventos de formação e educação; empreender, dando mentoria e suporte para negócios sociais e comunitários; colaborar, promovendo encontros e conexões entre atores diversos; e transformar, realizando atividades de pesquisa, teste e otimização de novas metodologias e tecnologias.

Impacto


Aproximando novas tecnologias e empreendedorismo comunitário, o Favela Hub é ao mesmo tempo um espaço de educação e mentoria, uma incubadora de projetos locais e uma aceleradora de iniciativas comunitárias ou de impacto social. O objetivo é ajudar a transformar a vida de milhares de pessoas através de geração de renda e soluções inovadoras com potencial de serem multiplicadas pelas cidades.

Parceiros