COMPROMISSO COM O FUTURO DO RIO

região

ESTADO DO RIO

O Rio de Janeiro é o estado com a maior densidade demográfica do Brasil. Sua capital, a cidade do Rio, tem a segunda maior região metropolitana do país. O estado vive grave crise econômica e de segurança.

setor

SEGURANÇA PÚBLICA

A retomada econômica do Rio de Janeiro só vai ser possível encarando de frente a questão da violência. O desafio exige novas ideias e boas políticas sociais, assim como recuperar e valorizar as nossas polícias.

Para enfrentar o crime organizado temos que apoiar e modernizar as polícias

Unindo segurança pública e integração social, o projeto promove uma cooperação técnica com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em busca de melhorias institucionais de longa duração.

A iniciativa parte da compreensão de que sem polícias fortes não é possível reverter o quadro de violência que assola o presente e ameaça o futuro do Rio.

Os primeiros Grupos de Trabalho tratam de dois pontos estratégicos: a diminuição da vitimização de policiais e a melhoria da comunicação da corporação.

Contexto


O Rio de Janeiro teve 40 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2017. Roubos e furtos subiram junto com o desemprego, e grupos criminosos armados disputam territórios por todo o estado. Morreram 134 policiais militares em 2017, e 64 policiais apenas no primeiro semestre de 2018. Números e cenário são de guerra.

Inovação


A reforma da PMERJ só vai acontecer partindo da própria corporação, que deseja isso. Várias entidades fazem boas propostas, mas não incluem as policiais no desenvolvimento dos planos. A mudança deve contar com o apoio da própria PMERJ, que precisa de mais recursos e condições melhores para trabalhar.

Método


Em parceria com a PMERJ, o VRB organiza Grupos de Trabalho para tratar de dois pontos estratégicos para a recuperação da Polícia Militar: a diminuição da vitimização de policiais e a melhoria da comunicação institucional da corporação, aspecto fundamental para enfrentar uma guerra que é também midiática.

Impacto


O projeto vai produzir pesquisas e propostas que serão apresentadas ao Comando Geral da PMERJ, além de realizar seminários e conferências para expor publicamente os resultados. A ideia é contribuir para melhorar as condições de segurança da PMERJ e para resgatar o orgulho da corporação frente à sociedade.

Parceiros