Saúde

logo-vrb-parallax

  • en
  • pt-br

ARTIFICIAL INTELLIGENCE
IN MEDICAL EPIDEMOLOGY

O programa é o resultado de uma parceria entre o Viva Rio e a AIME Inc., startup liderada por cientistas malaios que conta com o apoio da Singularity University, um centro de inovação localizado no Nasa Research Park, no Vale do Silício.

A plataforma foi adaptada para o Brasil através de um apoio do VRB em 2016. O objetivo da cooperação entre AIME e Viva Rio é implementar em municípios do Brasil uma tecnologia que permite prever, com precisão acima de 80% em um raio de 400 metros, surtos de dengue, zika e chikungunya no meio urbano.

Quando dormimos, comemos, trabalhamos ou brincamos, estamos sempre em risco de ficar doentes. Os meios de transporte estão se movendo mais rápido do que o período de incubação de uma doença. Os profissionais de saúde pública fazem o que é humanamente possível. À medida que os micróbios evoluem, nossos métodos de prevenção também devem poder acompanhar. Com a nossa plataforma, podemos ajudar na prevenção de doenças, com o objetivo final de eliminar as chances de epidemias e erradicar vírus. Prevenir a dengue é apenas nosso primeiro passo. Eventualmente, expandiremos para outras doenças epidêmicas, como tuberculose, malária e até mesmo HIV / AIDS. Não temos certeza se a nossa ação salvará vidas, mas estamos certos de que a inação mata.Dhesi Raja e Rainier Mallol, Co-fundadores

Case

O sistema já foi testado com sucesso na Malásia e nas Filipinas. A plataforma foi adaptada para o Brasil através de um apoio do VRB em 2016. Os testes realizados em 2015 no Rio de Janeiro tiveram precisão de 84,11% nas previsões.

Público-AlvoResultados Esperados

 

 

População em geral.

 

 

  • Aplicação da Tecnologia em redes públicas municipais; e
  • Manutenção técnica para equipes de saúde que incorporarem a tecnologia no combate ao Aedes Aegypti.

+ de 20 mil

casos de dengue identificados no Rio de Janeiro em 2016

3 meses

de antecedência para identificar surto de dengue, previsão de surtos de Dengue, Chikungunya ou Zika no meio urbano.