Saúde na Linha

logo-vrb-parallax

  • en
  • pt-br

SAÚDE NA LINHA

Projeto inovador do Viva Rio, o Saúde na Linha é uma ferramenta de acompanhamento, prevenção e resposta eficaz para grávidas em gestações de risco. O objetivo é identificar situações de vulnerabilidade e orientar gestantes, pais e cuidadores de crianças entre zero e três anos de vida. Em parceria com a Prefeitura do Rio, a Ouvidoria do Viva Rio mantém comunicação constante com as pacientes através de ligações e visitas periódicas, e gera alertas aos profissionais de saúde em caso de complicações.

O programa foi introduzido em Paraty através de apoio do VRB. Até junho de 2017, 220 mulheres encontravam-se em acompanhamento e a meta para 2017 é acompanhar cerca de 500 mulheres.

Tudo o que eu puder aprender e absorver aqui vai ser útil. Quanto mais informação eu tiver, melhor. Informação para mãe de primeira viagem é essencial. Sempre pesquisei na internet e agora vou poder perguntar diretamente para quem tem a informação de que eu precisoRenata Duarte, (27 anos)

Case

Na primeira região em que o Saúde na Linha foi aplicado a taxa de mortalidade materna caiu 42% e o número absoluto de óbitos já é 58% menor. Mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto em 2016, e ele pode ser adaptado para o monitoramento de outras condições de saúde como sífilis e tuberculose