Esportes

logo-vrb-parallax

  • en
  • pt-br

Pérolas Negras

O Pérolas Negras é um time profissional de futebol administrado pelo Viva Rio. A Academia Pérolas Negras é ao mesmo tempo casa, escola e centro de treinamento para jovens que buscam um futuro melhor através do futebol.

Cerca de 800 adolescentes entre 11 e 16 anos de idade participam todos os anos de treinos e jogos em comunidades pobres da região metropolitana de Porto Príncipe. Em torno de 120 são selecionados para formação na Academia Pérolas Negras no Haiti. Desses, os melhores atletas são recebidos como refugiados humanitários no Brasil e seguem sua formação rumo ao profissionalismo. Preparação física e educação escolar são prioridades em todas as fases do projeto.

Saiba mais aqui.

Case

Inspirada pela mudança promovida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol oficializou que jogadores que tiverem visto de refúgio ou humanitário serão inscritos como atletas nacionais. Fruto do esforço conjunto das federações e do Viva Rio, a mudança busca valorizar o refugiado como uma fonte de talento ao invés de problema.

+ de 500

jovens auxíliados com o projeto

+ de 400

crianças de 11 a 17 anos, em média, inscreveram-se em nosso processo seletivo

42 jovens

moram, estudam e treinam na equipe brasileira em Paty do Alferes